UMA EXPERIÊNCIA COM AMBIENTES NÃO ESCOLARES EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: ESTRATÉGIAS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DA DEFASAGEM


Taylaine Moura de Oliveira*;
 Mariana Monteiro de Macêdo Góis Barboza**

RESUMO
Este trabalho foi proposto pela disciplina de Estágio Supervisionado 4, orientado pela professora Mariana Monteiro de Macêdo Góis Barboza em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco com a proposta de pesquisar e vivenciar as dimensões da atuação do pedagogo em espaços não escolares, mais especificamente no ambiente de acolhimento institucional para crianças e adolescentes localizado no município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco, Caminhos do Amanhã. A ação foi possível através da participação no Projeto de extensão “Educar Pra Valer” voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de defasagem escolar com uma duração de 52h, que foram divididas em dois encontros semanais entre os meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2018, totalizando 26 dias de intervenção. Enfatizando o trabalho com medidas de apoio pedagógico social nas disciplinas de Português e Matemática com uma educanda do 8º e 9º ano (quarta fase) da Educação de Jovens e Adultos, intencionando identificar e amenizar as dificuldades mais intensas demonstradas no processo de ensino-aprendizagem através de estratégias.  

Palavras–chave: Espaços não escolares; defasagem; fracasso escolar.

INTRODUÇÃO
            A intenção deste trabalho é evidenciar a prática do profissional pedagogo em espaços não escolares, especificamente em uma unidade de acolhimento institucional localizada no município de Vitória de Santo Antão, a instituição Caminhos do Amanhã. Inaugurado em 2014, o ambiente é destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes em medidas protetivas, ou seja, que foram afastadas de seus pais por diversas situações envolvendo negligência da parte destes. Assegurada pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a instituição conta com um amplo quadro de funcionários.
Nela, foram realizadas intervenções educativas através do Projeto de Extensão “Educar Pra Valer” que é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de defasagem escolar, possibilitando uma participação pedagógica social ao unir estudantes do curso de Pedagogia para realizarem um acompanhamento educacional em contra turno para alguns estudantes da educação básica que estão inseridos na instituição e em situação de atraso escolar, enfatizando durante essas intervenções a atenção disponibilizada para duas principais disciplinas, que foram, Português e Matemática.
 O trabalho terá como objetivo geral: discutir a relação entre a teoria e a prática no estágio supervisionado e a sua relevância no processo de formação do pedagogo, demonstrando como objetivos específicos: o quanto a diversificação dessa experiência ampliada para os ambientes sociais pode contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. E apresentar o problema da defasagem escolar, tratado sobre a perspectiva da repetência escolar e buscar favorecer o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes que compartilham essa situação e a realidade de residir em uma casa de acolhimento. A luz de escritores como Magda Soares, que aponta o quanto uma prática de alfabetização distante do letramento pode dificultar ao educando colocar em ação os usos sociais das tecnologias de leitura e escrita, levando muitas vezes ao fracasso escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
O fenômeno do fracasso escolar é estudado por diversos autores devido os seus efeitos na sociedade que são, por exemplo, as desigualdades econômicas e sociais. Perigosamente, encontramos em sala de aula um dos principais modelos de exclusão quando os estudantes são classificados de acordo com os seus resultados nas avaliações e comportamentos durante a rotina escolar. Características consideradas essenciais para o processo de formação como por exemplo, a compreensão de textos, são umas das mais escassas tendo em vista o pouco trabalho do letramento na comunidade escolar.
O letramento, introduzido no Brasil por Magda Soares entre os anos de 1990 é o ato de dar usos sociais para as faculdades de leitura e escrita. Partindo do princípio de que não deveria haver uma alfabetização sem o letramento, uma vez que o mesmo daria sentindo e uso social para leitura e a escrita, então estaria o ambiente educativo criando oportunidades para situações como a defasagem e posteriormente, até mesmo o fracasso escolar, uma vez que o mesmo é uma prática bastante comum entre alunos repetentes.

Na verdade, o discurso oficial pela democratização da escola, seja na direção quantitativa, seja na direção qualitativa, procura responder à demanda popular por educação, por acesso à instru­ção e ao saber. A escola pública não é, como erroneamente se pretende que seja, uma doação do Estado ao povo; ao contrário, ela é uma progressiva e lenta conquista das camadas populares, em sua luta pela democratização do saber, por meio da democrati­zação da escola. Nessa luta, porém, o povo ainda não é vencedor, continua vencido: não há escola para todos, e a escola que existe é antes contra o povo que para o povo. (SOARES, Magda. 2017).
Continuamente, temos a associação com o Projeto de Extensão “Educar Pra Valer” que assim como foi dito anteriormente, busca atender estudantes em situação de defasagem e amenizar os seus efeitos, com mais um acréscimo que é a situação do acolhimento institucional em que a educanda em questão está inserida sobre medidas protetivas, demonstrando assim, indícios sobre o seu contexto familiar. Então, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente em seu “Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”.
Em outras palavras, uma via dupla em que permite no sentido do fortalecimento comunitário uma participação pedagógica social introduzindo estudantes do curso de Pedagogia para realizar um acompanhamento educacional em contra turno para estudantes da educação básica, enfatizando duas disciplinas de Português e Matemática. Ou seja, outros métodos de capacitação durante a formação pedagógica através do contato com espaços não escolares, aliado ao enfrentamento dos efeitos da defasagem na vida escolar dos estudantes da educação básica em situação de acolhimento.
Então, após o primeiro encontro com a educanda de 15 anos de idade, estudante da quarta fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em que foi realizado uma sondagem para conhecer as suas principais dificuldades foram elaborados planos de aula e atividades com a intenção de amenizar as maiores carências educacionais demonstradas. Por questão de organização as aulas foram organizadas para serem uma de Português em um dia e a de Matemática no próximo encontro da mesma semana.
Para isso, foram estudados os Parâmetros Curriculares da Educação Básica de Pernambuco (2013) nas disciplinas correspondentes para a modalidade de jovens e adultos com a finalidade de especificar os conteúdos que seriam trabalhadas durantes as 26 aulas que foram oferecidas. A organização para o tempo de acordo com a quantidade de aulas ficou assim como apresentado no Gráfico 1, as maiores dificuldades notadas na educanda estão no Gráfico 2 e alguns dos principais conteúdos que foram desenvolvidos nos encontros além dos métodos avaliativos utilizados estão no Gráfico 3.

Fonte: elaboração própria.

Fonte: elaboração própria.


Fonte: elaboração própria.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo como base todos os dados teóricos que foram utilizados nas aulas e vivenciados durante a prática do projeto, houve uma conscientização da importância do oferecimento de atividades diversificadas por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) com o objetivo de contribuir e fortalecer a formação do profissional de Pedagogia, uma vez que é exigido do mesmo uma performance multifacetada no mercado de trabalho contemporâneo. Por isso, faz-se necessário experiências em espaços não escolares, assim como em educação social. Que mesmo distante do ambiente escolar convencional, que é a sala de aula, é pensado para favorecer o desenvolvimento escolar dos estudantes, assim como a educanda citada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

REFERÊNCIAS

Parâmetros Para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros na Sala de Aula. Português, Educação de Jovens e Adultos, Pernambuco: SEE, 2013. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/PSAdigital_PORTUGUES_EJA.pdf Acesso em 02 de setembro de 2018.

Parâmetros Para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros na Sala de Aula. Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Pernambuco: SEE, 2013. Disponível em:http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/PSAdigital_MATEMATICA_EJA.pdf Acesso em 02 de setembro de 2018.


SOARES, Magda. O fracasso da/na escola: uma escola para o povo ou contra o povo? Editora Contexto, 2017. Disponível em: https://www.editoracontexto.com.br/blog/magda-soares-o-fracasso-da-escola/ Acesso em 17 de outubro de 2018.


APÊNDICES A – FOTOGRAFIAS RELACIONADAS AS ATIVIDADES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA CASA DE ACOLHIMENTO “CAMINHOS DO AMANHÔ


FIGURA 1 – PRODUÇÃO ARTÍSTICA REALIZADA NO PRIMEIRO CONTATO A PARTIR DO TRECHO QUE TRATA SOBRE OS BAOBÁS DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Fonte: acervo da experiência, 2018.


FIGURA 2 – PROJEÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS DESENVOLVIDAS DURANTE UMA ATIVIDADE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

Fonte: acervo da experiência, 2018.

FIGURA 3 – FINALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “EDUCAR PRA VALER”

Fonte: acervo da experiência, 2018.

VÍDEO 1 – COMPILADO DE FOTOGRAFIAS E O TEMA DA SÉRIE FAVORITA DA EDUCANDA

Fonte: acervo da experiência, 2018.


Referência Bibliográfica desta publicação:

OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Uma experiência com ambientes não escolares em um acolhimento institucional: estratégias para amenizar os efeitos da defasagem. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/




*Estudante do Curso de Pedagogia - FACOL.
**Docente do Curso de Pedagogia - FACOL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário