Fonte: acervo pessoal, 2019.
Distribuído em torno de 28 páginas, o documento está
estruturado em tópicos e seções referentes à introdução; identificação e dados escolares; dependências números e
características; histórico da escola; missão
da escola; a visão; valores
(respeito às diferenças, solidariedade, empatia,
responsabilidade, cooperação, cordialidade, fé e justiça, diálogo intercultural
e religioso); objetivo geral e específicos; caracterização escola-comunidade;
diagnóstico situacional; avaliações externas; ofertas de vagas da instituição;
organização interna da escola; horários e turnos; quadro de funcionários; plano
de ações e projeto; reuniões de planejamento e
referências.
Em suas seções iniciais, ao comentar
sobre a apresentação do projeto, é articulado como aconteceu a elaboração do
documento e os principais personagens que participaram dessa construção
contribuindo com os pensamentos que são expostos, exemplo da filosofia da escola pautada no respeito a pluralidade
de ideias e a busca pela qualidade do ensino definida como meta da instituição.
O Projeto
Político Pedagógico (PPP) tem como dimensão maior
a contribuição para a
formação cidadã dos estudantes vinculados à escola. O projeto foi elaborado com
a participação dos anseios de todas as partes da sociedade ligadas direta ou
indiretamente à comunidade escolar. Em sua composição utilizou-se como subsídio a escuta popular das demandas dos
estudantes e professores levando em consideração as realidades e experiências
vivenciadas por cada um deles. [...] Procurou-se identificar nos
funcionários/servidores as pretensões, expectativas e desejos de transformação do
dia-a-dia escolar listando os desafios e os enigmas naturais na atividade diária
dos colaboradores, professores e pais/responsáveis legais.
(PPP, 2018. p. 3).
De acordo com as palavras expressas
pelo o documento, o Projeto Político Pedagógico
da Escola Municipal Pedro Ribeiro carrega a simbologia de um espelho, que
buscar refletir as situações contemporâneas, as aspirações e os esforços
coletivos, voltados para o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola com
a intenção de corresponder às necessidades e metas que são estabelecidas para
curto, médio e longo prazo conforme as orientações da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional – LDB de 1996.
Segundo a instituição, além dos deveres
convencionais, uma das principais funções dos educadores é representar um elo
entre a família e a escola, facilitando assim, a (re)construção das estratégias
que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes. Ainda conforme as visões e pensamentos do documento, a dimensão
política é citada
porque converge em didáticas amplamente debatidas por todos os âmbitos da sociedade em que se faz apresentar. E a dimensão pedagógica, porque constrói conceitos do cidadão na sociedade e as preocupações coletivas, sintonizando com
a visão globalizada, crítica quando favorece o exercício da cidadania e das
metas almejadas.
Relacionado a missão da instituição, o
documento articula sobre a obrigação da escola em meio a sociedade vitoriense e
o ideal de homem que está orientando a formação dos estudantes matriculados na
instituição por meio dos conteúdos e práticas que são constituídas no ambiente
escolar.
A escola tem a
incumbência de oferecer a toda comunidade atendida uma educação democrática e
igualitária. Valorizar todos os conhecimentos no intuito de formar cidadãos
críticos e atuantes na sociedade de modo que a informação não seja apenas
acadêmica, mas o registro de forma concreta, que faça parte da vivência e atue
de modo significativo para a mudança no contexto social; buscando a interação
de todos os agentes de modificação
social. (PPP, 2018. p. 11).
A Escola Municipal Pedro Ribeiro consta
pelo censo de 2018 com uma média de 770 estudantes matriculados e divididos
entre os turnos
da manhã e da tarde nas etapas
de ensino da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental – Pré-escola I e II e Ensino Fundamental I e II. Conforme a instituição, as reuniões, os planejamentos e as ações são organizadas duas vezes ao ano em um momento de avaliação entre a
gestão escolar e os professores. A partir de diálogos que aconteceram com os
funcionários que compõem a escola, foi realizado uma entrevista semiestruturada
com uma das docentes da instituição.
Aos 31 anos de idade,
a professora do ensino fundamental I comentou durante
a entrevista que ocorreu em um
dos seus ambientes profissionais – no caso, na sala de aula da escola em que
atua – sobre a formação e os principais desafios e motivações que nortearam a
escolha da profissão que exerce
atualmente e as suas impressões sobre a atuação
na docência nos primeiros anos
do ensino fundamental. As falas provenientes deste diálogo foram coletadas por
meio de gravações sonoras e transcritas posteriormente.
[...] a questão dos
maiores desafios que hoje nós encontramos em sala de aula, são diversos. Principalmente, a indisciplina dos alunos. Porque
muitas vezes você prepara
uma aula bem preparada. Você vai dormir
bastante tarde preparando aquela aula, para no outro dia ser aplicada com os
alunos. E você se depara com a situação que lhe desmotiva. Porque hoje, eles
(os alunos) não se interessam pelo estudo, e muitas vezes, eles não têm culpa.
Porque tudo é questão de falta de base familiar. O filho e um aluno,
[...] é reflexo
de sua família [...]. Então assim, fora dos desafios
que a gente encontra. O poder público; do descaso com a educação. É
uma luta constante, uma luta diária [...].
Nós temos que cada dia mais dar o melhor
de nós, fazer diferente e ser
diferente. (PROFESSORA EPR5, 2019).
Em Democratizar
a escola através do currículo: em busca de uma nova utopia, José Carlos
Morgado (2013) discute sobre a necessidade de repensar a missão social da
escola presente no currículo para que seja construído um espaço coletivo de
compromissos, participações e reflexões com a intenção
de contribuir com uma sociedade
mais justa, solidária e democrática.
Ao ser por excelência um instrumento da prática pedagógica, o currículo relaciona-se intimamente com a
profissionalidade docente, entrecruza componentes e determinações pedagógicas,
políticas, administrativas e de inovação, em suma, é um ponto central de
referência para a melhoria da qualidade de ensino, das práticas docentes e da
renovação da instituição escolar em geral. O currículo é, assim, entendido como
um complexo projeto social, com múltiplas expressões e com uma dinâmica
própria, construída no tempo e sob certas condições. (MORGADO, 2013. p. 442).
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O currículo como documento de
identidade de uma escola interage como um método de participação e
desenvolvimento dos ideais democráticos da comunidade escolar interna e
externa. O exemplo das observações e análises que foram desenvolvidas na Escola
Municipal Pedro Ribeiro facilita a percepção dos principais enfrentamentos que
as instituições escolares costumam encontrar na busca de garantir o acesso, a
permanência e a qualidade da educação para os processos de ensino brasileiros.
A ênfase dada para a gestão democrática
está pautada no sentido de que a escola deve ser construída em conformidade com
a realidade dos estudantes e dos ideais de participação instituídos socialmente
na localidade em que vivem em consonância com os processos históricos que fazem
menção ao processo de desenvolvimento de um determinado povo. Desta forma, a (re)formulação dos conteúdos e decisões que são articulados no Projeto Político Pedagógico são necessários para promover e assegurar a
continuidade dos avanços sociais e os
conceitos de autonomia e participação dos sujeitos que protagonizam um projeto social.
NOTAS DE RODAPÉ
1 Relato
de experiência sobre a observação do Projeto Político Pedagógico da Escola
Municipal Pedro Ribeiro proposto pela disciplina Teorias e Práticas de
Currículo em 2019.
2 Graduanda
do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Facol –
UNIFACOL.
3 Professor
do Departamento de Pedagogia do Centro Universitário Facol – UNIFACOL.
4 O Grupo Escolar Pedro
Ribeiro foi criado em 07 de janeiro de 1943 por um ato do governo municipal em
homenagem ao Capitão-mor Pedro Ribeiro da Silva que iniciou em 1710 a Guerra
dos Mascates. Inicialmente, a sede do grupo escolar acontecia no prédio que abriga
atualmente o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória – IHGV. A partir de 1963, o grupo passa a funcionar na Rua Severino Vieira que fica no bairro
Matriz na cidade
de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. O prédio pertencia
anteriormente a Igreja Nossa Senhora do Rosário e era habitada pelo Sr.
Severino Alves da Silva.
5 Com a
intenção de manter sigilo sobre a imagem da profissional entrevistada, será
utilizada a palavra professora acompanhada pela sigla EPR, sempre que houver
uma citação das suas falas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERNANDES, Domingos. Projeto Político Pedagógico e
desenvolvimento curricular: os papéis e as ações fundamentais do professor. Revista
Aprendizagem. 2011. p. 58-60.
MACHADO, Débora
Camargo; RICETO, Lindomar
Aparecido; BARBOSA, Maria Gislene da Costa. O papel do Projeto Político Pedagógico e do Currículo na construção
coletiva de uma escola de qualidade. 2010.
MORAES,
Adílcima Scardini de; UTZIG, Antonia Angelina Basanella. Currículo e formação
docente: um diálogo necessário. In: MURIA, Ângelo José. AGUIAR, Márcia Angela
da Silva. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Ogs.). Currículo, formação e trabalho docente. Anais do XII Colóquio sobre
questões curriculares/VIII Colóquio luso-brasileiro de currículo/II Colóquio
luso-afro-brasileiro de questões curriculares. Série. Recife: ANPAE, 2017. p.
26-36.
MORGADO, José Carlos. Democratizar a escola através do currículo:
em busca de uma nova utopia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de
Janeiro, v. 21, n. 80, p. 433-448, jul./set. 2013.
Projeto
Político Pedagógico (PPP): Escola Municipal Pedro Ribeiro. Vitória de Santo
Antão, 2018.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino político
pedagógico. São Paulo:
Libertad, 2002.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTA PUBLICAÇÃO
OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Uma análise da experiência de observação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Ribeiro. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/2020/10/uma-analise-da-experiencia-de.html.