“SLUMDOG MILLIONAIRE” E A BUSCA PELA IDEALIZAÇÃO DO ESTERIÓTIPO “JAMAL MALIK” EM UMA ERA DE DISTANCIAMENTO E RELAÇÕES VIRTUAIS


            “Quem Quer Ser Um Milionário?” (título brasileiro de “Slumdog Millionaire” ou “Favelado Milionário”) é uma produção cinematográfica britano-estadunidense com a direção de Danny Boyle no ano de 2008 (ver Figura 1), vencedora de oito Oscars e diversas outras premiações relacionadas em 2009. O filme busca explorar detalhes, lembranças, sensações e relatos pessoais da história de vida, trajetória e crescimento do personagem Jamal Malik Othman, em campo nas favelas de Mumbai (Índia).

Figura 1  Pôster publicitário da produção

            Jamal Malik é interpretado na fase adulta por Dev Patel (ver figura 2), – ator britânico com características e descendência indiana –, que transmite sensivelmente a ideia empática de ter vivenciado e experimentado as dores e anseios retratados pelo desenvolvimento deste personagem, rendo-lhe reconhecimento, fama e estabilidade profissional no cinema norte-americano. Por meio do personagem de Patel, são explorados os comportamentos e preconceitos estruturais presentes nos membros do sexo masculino de nacionalidade indiana, como os perfis de homens abusadores, violentos e aliciadores.

Figura 2 Cena da estação de trem entre Jamal e Latika

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/283515739011570577/.

            Apesar de demonstrar em Jamal, um perfil ideal e saudável de comportamento masculino, a obra pode provocar negativamente um reforço publicitário para o tráfico internacional de mulheres e prostituição. Em uma era de distanciamento e predominância de relações digitais e virtuais, o estereótipo Jamal Malik (empático, sensível, leal e persistente) pode desestabilizar barreiras comuns de proteção emocional em relacionamentos e criar em mulheres solitárias, alvos fáceis para traficantes no ramo de prostituição e aliciamento internacional.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slumdog Millionaire. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Slumdog_Millionaire. Acesso em: 29 de outubro de 2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário