REFLEXÕES SOBRE A "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" DISCUTIDA POR MARIA VIGGIANI BICUDO

 

O livro Filosofia da Educação Matemática (observar figura 1) dos autores Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Antonio Vicente Marafioti publicado pela editora Autêntica em 2010 busca possibilitar que o processo de ensino-aprendizagem da matemática seja compreendido em um contexto de investigação filosófica. Tendo em vista o campo educacional, os escritores indicam que o ensino da matemática deva apropriar-se de diversificadas práticas, conceitos, abordagens e tendências para facilitar os resultados que são desejados no cotidiano pedagógico em que a teoria está estritamente articulada com a prática.

FIGURA 1 LIVRO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Fonte: http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788571399990,filosofia-da-educacao-matematica.

            Com base nisto, foram apontadas uma das principais fragilidades que os docentes encontram para facilitar o processo da aprendizagem. No caso, transmitir a linguagem matemática de uma forma clara nas situações problemas que envolvem a interpretação dos discentes, uma vez que executam durante as aulas o papel de intérpretes, dando significados aos textos matemáticos através de uma abordagem Hermenêutica. Em outras palavras, privilegiando o discurso, o texto e as posturas conflitantes que se fazem presentes no processo de compreensão. 

            Neste sentido, foram citados os dois estilos de linguagem matemática que se manifestam discursivamente pelo mundo, que são: o científico e o pedagógico. De acordo com Bicudo (2010), no primeiro estilo são tratadas as formas da matemática em estado nascente, ou seja, para a investigação e a divulgação científica. Enquanto no segundo, utiliza-se uma matemática solidificada, voltada para a interiorização.

            E é exatamente esta que mais sofre durante a prática em contexto escolar pois os textos apresentados predominantemente em uma linguagem formal costumam exigir dos educadores um olhar filosófico para que diversifiquem as estratégias de interpretação com a intenção de envolver os intérpretes (estudantes) nas situações problemas que são propostas.


REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. MARAFIOTI, Antonio Vicente. Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1. ed. Editora Unesp, 2010.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTA PUBLICAÇÃO

OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Reflexões sobre a "Filosofia da Educação Matemática" discutida por Maria Viggiani Bicudo. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/2018/03/reflexoes-sobre-filosofia-da-educacao.html. 

 

Texto escrito em março de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário