O livro Filosofia da Educação Matemática (observar figura 1) dos autores Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Antonio Vicente Marafioti publicado pela editora Autêntica em 2010 busca possibilitar que o processo de ensino-aprendizagem da matemática seja compreendido em um contexto de investigação filosófica. Tendo em vista o campo educacional, os escritores indicam que o ensino da matemática deva apropriar-se de diversificadas práticas, conceitos, abordagens e tendências para facilitar os resultados que são desejados no cotidiano pedagógico em que a teoria está estritamente articulada com a prática.
FIGURA 1 – LIVRO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Fonte: http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788571399990,filosofia-da-educacao-matematica.
Com base nisto, foram
apontadas uma das principais fragilidades que os docentes encontram para facilitar
o processo da aprendizagem. No caso, transmitir a linguagem matemática
de uma forma clara nas situações problemas que envolvem a
interpretação dos discentes, uma vez que executam durante as aulas
o papel de intérpretes, dando significados aos textos
matemáticos através de uma abordagem Hermenêutica. Em outras
palavras, privilegiando o discurso, o texto e as posturas conflitantes que
se fazem presentes no processo de compreensão.
Neste sentido, foram
citados os dois estilos de linguagem matemática que se manifestam
discursivamente pelo mundo, que são: o científico e o pedagógico.
De acordo com Bicudo (2010), no primeiro estilo são tratadas as
formas da matemática em estado nascente, ou seja, para a investigação e
a divulgação científica. Enquanto no segundo, utiliza-se uma matemática solidificada,
voltada para a interiorização.
E é exatamente esta que
mais sofre durante a prática em contexto escolar pois os textos apresentados
predominantemente em uma linguagem formal costumam exigir dos educadores um
olhar filosófico para que diversifiquem as estratégias de interpretação com a
intenção de envolver os intérpretes (estudantes) nas situações problemas que
são propostas.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. MARAFIOTI, Antonio
Vicente. Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia,
concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1. ed. Editora Unesp, 2010.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTA PUBLICAÇÃO
OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Reflexões
sobre a "Filosofia da Educação Matemática" discutida por Maria Viggiani
Bicudo. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/2018/03/reflexoes-sobre-filosofia-da-educacao.html.
Texto escrito em março de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário