OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE JEAN PIAGET

 

            Jean Piaget foi um biólogo suíço responsável por escrever a obra Introdução à Epistemologia Genética em 1950, que se tornou um dos maiores estudos na área da educação e psicologia do desenvolvimento. Nela, Piaget descreve os quatro estágios para o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento na criança desde os processos de assimilação até a acomodação (construtivismo). Os estágios do desenvolvimento cognitivo são uma ferramenta para apresentar e trabalhar os conteúdos que são apresentados nos currículos do ambiente escolar, sendo eles: o sensório motor; o pré-operacional; o operatório concreto; e o operatório formal.

            O estágio sensório-motor é desenvolvido na fase da infância de zero à dois anos de idade em que a criança começa a ter consciência de si mesmo e da movimentação do seu corpo, os recursos utilizados para desenvolver este estágio, são as atividades lúdicas. Evoluindo para o estágio pré-operacional ou simbólico que acontece entre os dois e os sete anos de idade, a criança passa a desenvolver a fala e associar palavra à objeto por meio do pensamento. No estágio operatório-concreto, de sete à 11 anos, a criança começa a desenvolver ideias de empatia e conhecimento dos conceitos de moral e ética. O operatório-formal acontece aos doze anos e deve durar a vida inteira, neste estágio da adolescência é possível desenvolver o senso crítico e maior domínio do raciocínio lógico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=325 Acesso em 07 de dezembro de 2022.

https://www.ninhosdobrasil.com.br/quais-sao-os-4-estagios-de-piaget#:~:text=Assim%2C%20o%20desenvolvimento%20cognitivo%20come%C3%A7a,%2C%20simb%C3%B3lico%2C%20concreto%20e%20formal. Acesso em 07 de dezembro de 2022.


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