Jean
Piaget foi um biólogo suíço responsável por escrever a obra Introdução à
Epistemologia Genética em 1950, que se tornou um dos maiores
estudos na área da educação e psicologia do desenvolvimento. Nela, Piaget descreve
os quatro estágios para o desenvolvimento cognitivo e a construção do
conhecimento na criança desde os processos de assimilação até a acomodação
(construtivismo). Os estágios do desenvolvimento cognitivo são uma
ferramenta para apresentar e trabalhar os conteúdos que são apresentados nos
currículos do ambiente escolar, sendo eles: o sensório motor; o pré-operacional;
o operatório concreto; e o operatório formal.
O
estágio sensório-motor é desenvolvido na fase da infância de zero
à dois anos de idade em que a criança começa a ter consciência de si mesmo e da
movimentação do seu corpo, os recursos utilizados para desenvolver este
estágio, são as atividades lúdicas. Evoluindo para o estágio pré-operacional
ou simbólico que acontece entre os dois e os sete anos de idade, a
criança passa a desenvolver a fala e associar palavra à objeto por meio do
pensamento. No estágio operatório-concreto, de sete à 11 anos, a
criança começa a desenvolver ideias de empatia e conhecimento dos conceitos de
moral e ética. O operatório-formal acontece aos doze anos e deve
durar a vida inteira, neste estágio da adolescência é possível desenvolver o
senso crítico e maior domínio do raciocínio lógico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=325
Acesso em 07 de dezembro de 2022.
https://www.ninhosdobrasil.com.br/quais-sao-os-4-estagios-de-piaget#:~:text=Assim%2C%20o%20desenvolvimento%20cognitivo%20come%C3%A7a,%2C%20simb%C3%B3lico%2C%20concreto%20e%20formal.
Acesso em 07 de dezembro de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário