Os livros Etnomatemática:
uma experiência educacional (observer figura 1) de Vera Lucia da Silva
Halmenschlager e Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências do
autor Celso Antunes apresentam uma série de propostas dinâmicas para
possibilitar caminhos didáticos durante o ensino da Matemática enquanto
disciplina, como também, como ciência prática utilizando o lúdico. Nos dois
livros, a intensão é promover uma aprendizagem significativa por meios que
estimulem o conhecimento e o desenvolvimento de uma habilidade operatória.
Figura 1 – Livro Etnomatemática
de Vera Lucia Halmenschlager
Fonte: https://www.extra.com.br/etnomatematica-uma-experiencia-educacional-vera-lucia-da-silva-halmenschlager/p/95275.
Em Etnomatemática (2001), o primeiro livro citado,
são demonstradas as perspectivas de ensino de uma professora de Matemática que
busca em sua prática adaptar os conteúdos da disciplina para reproduzir cenas
do cotidiano em que esses conhecimentos possam condicionar, estimular e avaliar
a aprendizagem. Pois, a mesma tem o interesse de equilibrar as situações de
desigualdades sociais que são manifestadas em sala de aula, tal como, a
dificuldade que estudantes de classes sociais que são classificadas como
inferiores sofrem no processo de aprendizagem.
Continuamente, no segundo livro, Jogos para a
estimulação das múltiplas inteligências (2014), são sugeridos os jogos que
estimulam as múltiplas habilidades de acordo com etapas da educação básica
(Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio), incluindo as
modalidades. Carregando propostas que são adaptadas pelas escolas, tal como
sugerido pelo Brasil, para que os estudantes tenham autonomia para Observar,
Enumerar e Refletir. Objetivando que no ensino superior esses
mesmos estudantes possam ser capazes de Flexionar, Adaptar, Decidir,
Selecionar, Planejar, Negociar, Persuadir, Liderar
e Edificar.
Para isto, deverão ser utilizadas linhas de
estimulação para desenvolver as inteligências Linguísticas (que
são, vocabulário, fluência verbal, gramática, alfabetização,
memória verbal); Lógico-Matemáticas (como, conceituação, sistema
de numeração, operação e conjunto, instrumentos de medida e pensamento lógico);
Espacial (lateralidade, orientação espacial, orientação temporal,
criatividade, alfabetização cartográfica); Musical (percepção
auditiva, discriminação de ruídos, compreensão de sons, discriminação de sons,
estrutura rítmica).
Corporal (motricidade e
coordenação manual, coordenação viso-motora e tátil, percepção de formas,
percepção de peso e tamanhos, paladar e audição). Naturalista (curiosidade,
exploração, descoberta, interação, aventuras); Pictórica (reconhecimento
de objetos, reconhecimento de cores, reconhecimento de formas e tamanhos,
percepção de fundo, percepção viso-motora); Pessoal (percepção
corporal, autoconhecimento e relacionamento social, administração das emoções,
ética e empatia, automotivação e comunicação interpessoal).
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 10ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HALMENSCHLAGER, Vera
Lucia da S. Etnomatemática: uma experiência educacional. 1ª ed. São
Paulo. Editora: Selo Negro, 2001.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTA PUBLICAÇÃO
OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Uma análise do livro “Etnomatemática” de
Vera Lucia Halmenschlager. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/2020/10/uma-analise-do-livro-etnomatematica-de.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário