UMA ANÁLISE DO LIVRO "ETNOMATEMÁTICA" DE VERA LUCIA HALMENSCHLAGER


Os livros Etnomatemática: uma experiência educacional (observer figura 1) de Vera Lucia da Silva Halmenschlager e Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências do autor Celso Antunes apresentam uma série de propostas dinâmicas para possibilitar caminhos didáticos durante o ensino da Matemática enquanto disciplina, como também, como ciência prática utilizando o lúdico. Nos dois livros, a intensão é promover uma aprendizagem significativa por meios que estimulem o conhecimento e o desenvolvimento de uma habilidade operatória.

Figura 1 – Livro Etnomatemática de Vera Lucia Halmenschlager

Fonte: https://www.extra.com.br/etnomatematica-uma-experiencia-educacional-vera-lucia-da-silva-halmenschlager/p/95275.

Em Etnomatemática (2001), o primeiro livro citado, são demonstradas as perspectivas de ensino de uma professora de Matemática que busca em sua prática adaptar os conteúdos da disciplina para reproduzir cenas do cotidiano em que esses conhecimentos possam condicionar, estimular e avaliar a aprendizagem. Pois, a mesma tem o interesse de equilibrar as situações de desigualdades sociais que são manifestadas em sala de aula, tal como, a dificuldade que estudantes de classes sociais que são classificadas como inferiores sofrem no processo de aprendizagem.

Continuamente, no segundo livro, Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências (2014), são sugeridos os jogos que estimulam as múltiplas habilidades de acordo com etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio), incluindo as modalidades. Carregando propostas que são adaptadas pelas escolas, tal como sugerido pelo Brasil, para que os estudantes tenham autonomia para Observar, Enumerar e Refletir. Objetivando que no ensino superior esses mesmos estudantes possam ser capazes de Flexionar, Adaptar, Decidir, Selecionar, Planejar, Negociar, Persuadir, Liderar e Edificar.

Para isto, deverão ser utilizadas linhas de estimulação para desenvolver as inteligências Linguísticas (que são, vocabulário, fluência verbal, gramática, alfabetização, memória verbal); Lógico-Matemáticas (como, conceituação, sistema de numeração, operação e conjunto, instrumentos de medida e pensamento lógico); Espacial (lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, criatividade, alfabetização cartográfica); Musical (percepção auditiva, discriminação de ruídos, compreensão de sons, discriminação de sons, estrutura rítmica).

Corporal (motricidade e coordenação manual, coordenação viso-motora e tátil, percepção de formas, percepção de peso e tamanhos, paladar e audição). Naturalista (curiosidade, exploração, descoberta, interação, aventuras); Pictórica (reconhecimento de objetos, reconhecimento de cores, reconhecimento de formas e tamanhos, percepção de fundo, percepção viso-motora); Pessoal (percepção corporal, autoconhecimento e relacionamento social, administração das emoções, ética e empatia, automotivação e comunicação interpessoal).


REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 10ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HALMENSCHLAGER, Vera Lucia da S. Etnomatemática: uma experiência educacional. 1ª ed. São Paulo. Editora: Selo Negro, 2001.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESTA PUBLICAÇÃO

OLIVEIRA, Taylaine Moura de. Uma análise do livro “Etnomatemática” de Vera Lucia Halmenschlager. Disponível em: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/2020/10/uma-analise-do-livro-etnomatematica-de.html.

 




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